Marcas

Marcas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A tradição oral e os contos e mitos africanos


Por Giselda Pereira
Duração: 4 encontros de 3 horas cada

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE!











Pouco se conhece sobre a tradição oral africana e brasileira. O educador reconhece essa manifestação como algo no campo do folclore, distanciando essa ação e limitando-a, colocando a tradição oral longe do dia-a-dia da sala de aula.

Sendo essa tradição a base de todo o processo educativo dos povos do mundo, ela ganhou notoriedade por meio da tradição africana, reconhecida por pesquisadores africanos e europeus como a base do processo de aprendizagem, portanto, não faz sentido ela ser ignorada em nossos processos educativos.

A tradição oral pautou e ainda pauta muito da produção literária escrita, a palavra surge falada e seu registro é posterior. Ela não se restringe somente aos contos e mitos, mas será esse o enfoque desse módulo.

Conhecer reis, rainhas, guerreiros, heróis e heroínas que tem como origem o continente africano, os quilombos brasileiros, e os terreiros de candomblé, de onde também originam nossos ancestrais, pode modificar o olhar do jovem e da criança sobre si mesmo e sobre seu lugar na sociedade. Além de colaborar para o combate ao preconceito e a intolerância cultural e religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário