Marcas

Marcas

quarta-feira, 5 de março de 2014

Módulos


África e Brasil em perspectiva

Por Amanda Carneiro
Duração: 12 horas

O módulo pretende fornecer aos participantes elementos conceituais que orientem atuações no desenvolvimento de temas relacionados à História da África e do Negro no Brasil. O conteúdo do curso terá como eixo dinâmicas que envolveram as sociedades africanas e brasileiras de ambos os lados do oceano atlântico, orientado pela perspectiva das conexões históricas e das matrizes africanas que acompanharam o processo de diáspora, bem como discutir atuações, dinâmicas, resistências e culturas negras no Brasil.

Clique AQUI e saiba mais.





As Artes Visuais e a Cultura Negra

Por Juliana Santos
Duração: 12 horas

O objetivo desse módulo é levantar questões acerca da representação do negro em vários momentos das artes plásticas brasileiras através da apresentação de obras de artistas que trazem o negro como foco em suas produções

Clique AQUI e saiba mais.



A Tradição Oral e os Contos e Mitos Africanos

Por Giselda Pereira
Duração: 12 horas

Abordaremos a tradição oral como produção que preserva e transmite conhecimento desde o início da organização social humana. Serão apresentados os contos e mitos de tradição oral africana e afro-brasileira como base de estudo, para que eles possam ser vistos como um campo de mediação para sala de aula colaborando, assim, com processos educativos que valorizem a diversidade cultural e étnica presentes nas salas de aula do nosso país.

Clique AQUI e saiba mais.



Músicas, Histórias e Brincadeiras do Congo

Por Daniel Wasawulua
Duração: 12 horas

Os encontros com Wasawulua Daniel apresentarão aos participantes Músicas, Histórias e Brincadeiras da cultura tradicional Bakongo, da República Democrática do Congo. Questões como ensino e aprendizagem no contexto familiar, a noção de comunidade e família estendida, o reconhecimento da sabedoria e respeito aos mais velhos são valores que Daniel aprendeu brincando em seu país de origem. Aqui no Brasil, estão todos convidados, crianças, adolescentes e adultos, a reviver essas histórias e brincadeiras.

Clique AQUI e saiba mais.



Danças africanas tradicionais

Por Regina Santos
Duração: 12 horas

Explorando a corporeidade brasileira a partir das suas matrizes formadoras e a capacidade de incorporação, transformação e reelaboração criativa e diversa que, ao mesmo tempo que se amplia e se resignifica mantém traços marcantes de suas origens. O módulo vem propor encontros que abordem danças tradicionais africanas bem como o universo cultural, social e energético no qual elas estão inseridas, observando semelhanças e diferenças com a nossa própria gestualidade. Nas danças tradicionais, a música, o canto e a dança têm o intuito de conectar seus participantes a uma determinada energia por meio de uma experiência sensorial integrada e harmônica.

Clique AQUI e saiba mais.



Dança dos Orixás - A mitologia que o corpo dança

Por Solange Machado
Duração: 12 horas

A cada encontro apresentarão mitos, ritmos e as danças relacionadas aos orixás. Para o estimulo destas sensações serão utilizados retalhos de tecido para a construção de vestimentas durante as aulas, assim, estimulados a reconhecer os elementos da natureza relacionados a cada uma das divindades em questão e utilizando os conhecimentos que já possuem, de acordo com a própria vivencia das características e dos elementos da natureza, os participantes serão orientados sobre a forma de reconhecer e materializar este elemento no corpo a partir da dança.

Clique AQUI e saiba mais.




Tempo de Festa - Festas e religiosidade

Por Marcos Felinto
Duração: 12 horas

Os  encontros serão dedicados ao estudo e apresentação de facetas da memória popular afro brasileira configurada em arranjos festivos, expressivos da força das transformações ocorridas na mentalidade brasileira em decorrência da chegada e enraizamento de culturas africanas nessa antiga colônia de exploração, hoje nação, brasileira, miscigenada e profundamente marcada por mazelas e riquezas fruto do processo de transposição de povos africanos. De modo acentuado a música será um elemento recorrente em todos os encontros, e nesta categoria de expressão cultural encontraremos o campo simbólico que alinhava fé, jogo, memória e ancestralidade.

Clique AQUI e saiba mais.





Danças Brasileiras

Por Pinguim
Duração: 12 horas

Em cada corpo brasileiro se expressa uma gestualidade africana. O módulo tem essa vivência e experimentação. É um convite ao público para o reconhecimento dessa brasilidade que se imprime em movimentos.

Clique AQUI e saiba mais.



Práticas Educativas - Construindo ações

Por Amanda Carneiro e Giselda Pereira
Duração: 12 horas

O último módulo será oferecido aos educadores que tenham participado de um ou mais módulos e tem como objetivo apoiar a elaboração de projetos individuais de práticas educativas. Nesse espaço, cada educador escolherá uma linguagem apresentada pelos módulos, ou a integração entre elas, para a elaboração de um projeto que aborde a cultura negra – esse projeto deverá ser pensado para uma faixa etária específica. As formadoras auxiliarão os educadores na pesquisa de conteúdo e na criação de estratégias possíveis para a realidade onde os participantes estão inseridos.

Clique AQUI e saiba mais.

2 comentários:

  1. Olá, ainda é possível se inscrever para o módulo "As artes visuais e a cultura negra"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josinaldo, entre em INSCRIÇÕES na página inicial. Lá vc terá a data de abertura das inscrições de todos os módulos. A de Artes Visuais será a partir do dia 15 de maio. Abraços!

      Excluir