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quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

África e Brasil em perspectiva


Por Amanda Carneiro
Duração: 4 encontros de 3 horas cada

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O módulo pretende fornecer aos participantes elementos conceituais que orientem atuações no desenvolvimento de temas relacionados à História da África e do Negro no Brasil. O conteúdo do curso terá como eixo dinâmicas que envolveram as sociedades africanas e brasileiras de ambos os lados do oceano atlântico, orientado pela perspectiva das conexões históricas e das matrizes africanas que acompanharam o processo de diáspora, bem como discutir atuações, dinâmicas, resistências e culturas negras no Brasil. Em relação à bibliografia do curso, foram privilegiados textos panorâmicos, de autores importantes nestes campos temáticos e acessíveis online. Não perca a leitura!



DIA 23 de março | 1º encontro

África: rompendo mitos, buscando realidades

No primeiro encontro, além da apresentação da proposta do curso, abordaremos estruturas e organizações políticas e sociais de regiões central e ocidental do continente de onde saíram número expressivo de africanos para o Brasil abarcando as diferenças bem como as proximidades e contatos entre diferentes povos, seus dinamismos, as relações e rotas comerciais e aspectos de suas culturas com o intuito de desmistificar a África e romper com as visões criadas e impressas pelo colonialismo.


Indicação de leitura:

HERNANDEZ, Leila Leite. “História da África no Brasil”. In: Cerrados: Revista do Programa de Pós-graduação em Literatura. Vol. 1, n. 1 (1992). Brasilia, DF: Universidade de Brasilia. P 217 – 230.

SILVA, Alberto da Costa e. “Um rápido olhar sobre a África”. In: Catálogo do Museu Afro Brasil. São Paulo, SP: Banco Safra, 2010.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano, capítulos 1 e 2. São Paulo: Ática, 2008.



DIA 26 de março | 2º encontro

A semente das Américas: diáspora e o tráfico atlântico de escravizados

O segundo encontro tratará da inserção europeia no continente africano, das dinâmicas e rotas do tráfico atlântico e da escravidão para uma maior compreensão da matriz africana como força civilizatória do Brasil. Abordaremos a experiência singular da escravidão nas Américas, sua relação com a estruturação do capitalismo bem como sua expressão na nossa economia, cultura e identidade nacional.


Indicação de leitura:

ALENCASTRO, Luis Felipe de. “Com quantos escravos se constrói um país?”. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: 2008. Disponível aqui.

MARQUESE, Rafael de Bivar. “A dinâmica da escravidão no Brasil: resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX”. In: Revista Novos Estudos, CEBRAP, no.74. São Paulo: 2006. Disponível aqui.



MATTOS, Regiane Augusto de. “A cultura afro-brasileira” In: História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Editora Contexto, 2007.



SILVA, Alberto da Costa e. “O Brasil, a África e o Atlântico no século XIX”. In: Um rio chamado Atlântico. RJ: Nova Fronteira; UFRJ, 2003. Disponível aqui.

Documentário Racismo: uma história. Diretor: Paul Tickell. Produção de David Okuefuna. BBC, 2007. Disponível aqui.



DIA 30 de março | 3º encontro

Negros no Brasil: passado e presente

Trataremos da História do Negro no Brasil com foco nas resistências e na busca da liberdade, abordaremos organizações políticas e movimentos sociais, conquistas na implementação de políticas públicas e o questionamento das ideologias que fundamentam práticas discriminatórias.


Indicação de leitura:

Albuquerque, Wlamyra e Fraga, Walter. “O movimento negro no Brasil contemporâneo” Brasília: Ministério da Educação. Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Salvador: Centro de Estudos Afro Orientais, 2011. Disponível aqui.

BORGES, João Baptista; FERNANDES, Florestan e NOGUEIRA, Oracy. “A questão racial vista por três professores” In: Revista USP. São Paulo: 2005-2006. Disponível aqui.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio. “Democracia Racial”. Cadernos PENESB. Relações Raciais e Educação: temas contemporâneos. Niterói: UFF (2002). Disponível aqui.

REIS, João José. “Quilombos e revoltas escravas no Brasil”. In: Revista USP. São Paulo: 1995 – 1996. Disponível aqui.



SCHWARCZ, Lilia Moritz. “O espetáculo da miscigenação” In: O espetáculo das raças: cientistas, instituições e a questão racial no Brasil, 1870 – 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.


DIA 02 de abril | 4º encontro

Reconhecimento, revisão e inclusão: reflexões sobre novas práticas


O último encontro refletirá sobre os conceitos preconceito, discriminação e racismo. Debaterá a questão racial e as políticas públicas relacionadas ao tema como política de cotas e a implementação da lei 10.639/03 substituída pela lei 11.645/08.


Indicação de leitura:

MUNANGA, Kabengele. “Uma abordagem conceitual das noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia”. In: Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira. Niterói: EDUFF, 2000 (Cadernos PENESB; 5). Disponível aqui.

ROSEMBERG, Fúlvia. “Ações afirmativas no ensino superior brasileiro: pontos para reflexão”, 2006. Disponível aqui.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. “Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil”. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), set./dez. 2007, p. 489-506. Disponível aqui.





Indicações complementares

TEXTOS

MUNANGA, K. Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 1999. Pg. 15-20. Disponível aqui.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. Parecer sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ADPF/186, apresentada ao Supremo Tribunal Federal. Disponível aqui.


FILMES
Documentário Pierre Verger, mensageiro entre dois mundos. Diretor: Lula Buarque de Holanda. Produção Europa Filmes, 1998. Disponível aqui.

Documentário Mil trutas, Mil tretas. Diretor: Mano Brown. Produção de Sindicato Paralelo, 2006. Disponível aqui.


CENTROS DE PESQUISA


Núcleo Brasil África – Universidade de São Paulo
Centro de Estudos Afro Orientais – Universidade Federal da Bahia


SITES

Casa das Áfricas
A Cor da Cultura

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